Search
Close this search box.
churrasco

Como criar um ambiente perfeito para um churrasco

Já é praticamente uma tradição no Brasil reunir amigos e familiares para se confraternizarem em um churrasco. A reunião fica ainda melhor quando o churrasco acontece  dentro do próprio lar. 

Seja em um apartamento pequeno ou em uma casa, é possível criar um espaço do churrasco acolhedor e funcional para desfrutar bons momentos de lazer. Mas saiba que o planejamento desse tipo de local vai muito além da escolha da churrasqueira. 

Dependendo do tipo de construção, fazer a decoração da área de churrasco pode se tornar um desafio pela falta de flexibilidade. No entanto, com algumas dicas simples é possível criar um espaço aconchegante. 

Escolhendo o espaço ideal 

O primeiro passo é encontrar um local que seja adequado para instalação da churrasqueira. Para isso, você precisa verificar se há fácil acesso à eletricidade, linhas de gás e drenagem. Na maioria das vezes, esse cantinho fica no quintal. 

O espaço também precisa ter uma boa ventilação e estar longe de vegetações e locais onde crianças brincam. Além disso, verifique se há lugar para colocar mesas e cadeiras para acomodar todos os convidados. 

Churrasqueiras 

Se você mora em uma casa, a missão de escolher uma churrasqueira é um pouco mais fácil. No geral, a escolha vai depender da metragem disponível no quintal. Já para apartamentos, são necessários modelos mais compactos. 

Se for um condomínio, procure saber as regras com o síndico e leia o regulamento interno para evitar possíveis transtornos com a vizinhança. 

Existem diversas opções como churrasqueiras elétricas, a gás ou a  carvão. Além do tamanho, o morador precisa levar em conta o custo-benefício de cada uma e a manutenção. Confira alguns dos principais modelos: 

Churrasqueira de alvenaria 

Considerado o modelo mais clássico, a churrasqueira de alvenaria é normalmente feita com tijolos à vista em áreas externas. Ela é grande e possui bastante espaço para assar a carne, além de alguns tipos possuírem um local específico para armazenar o carvão. 

As desvantagens são o alto valor de investimento e o fato de ocupar muito espaço. Por outro lado, a durabilidade e a resistência ao calor são maiores.

Churrasqueira embutida 

Se você tem pouco espaço no imóvel, a churrasqueira embutida é uma excelente alternativa. Esse modelo, como o nome já sugere, fica embutido na parede, otimizando o espaço e criando um ambiente mais moderno. 

Churrasqueira elétrica 

Esse é um dos modelos mais vendidos, justamente pela facilidade de instalação e de transporte. Ela pode ser encontrada em diversos tamanhos e é ideal para a sacada de apartamentos, por ocupar pouco espaço e não gerar tanta fumaça. 

Uma das grandes desvantagens é o fato de que nem sempre a carne vai ficar com o verdadeiro gosto de churrasco. 

Churrasqueira a gás 

O modelo a gás é uma opção ecológica e de fácil manutenção. Ela permite o controle da temperatura e não faz tanta fumaça. Além disso está disponível em vários tamanhos e formatos. Vale salientar que esse modelo precisa de espaço para um botijão, além de ter um preço mais alto que as versões elétricas. 

Decoração 

O estilo do cantinho do churrasco precisa transmitir a personalidade da pessoa. Por exemplo, se for adepto de um estilo mais minimalista, evite excessos de objetos decorativos e invista em móveis com linhas simples e cores neutras. 

Já no estilo rústico, o morador deve apostar em elementos naturais, como: madeiras, pedras e tijolos aparentes. 

Os revestimentos também desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente agradável, além de proteger a superfície de sujeira e respingos de gordura. 

Algumas opções de revestimentos são azulejos, pedras naturais, porcelanato e tijolos. Leve em consideração a estética e funcionalidade ao fazer a escolha. 

Móveis e itens especiais 

Investir nos móveis corretos também faz parte da decoração. Independentemente do estilo escolhido, é importante delimitar onde cada coisa vai ficar, afinal, não dá para cozinhar sem saber onde estão os utensílios. 

Escolha um armário para guardar o seu kit de churrasco e demais itens para uma confraternização como: pratos, copos e talheres. Se for um espaço maior, invista em um jogo de mesa e cadeiras. 

Inclua na lista de compras ainda facas especiais, uma tábua de corte, avental, grelhas e vasilhas.

Conheça os empreendimentos da Menin 

Nada melhor do que comemorar a aquisição de um imóvel com um churrasco, não é mesmo? A Menin pode te ajudar a realizar esse sonho. 

Com experiência no mercado da construção civil desde 1986 e mais de 2.500.000 m² construídos e 60.000 unidades entregues, a Menin tem como objetivo, dedicar-se à construção de obras civis e execução de projetos especializados, todos com a qualidade atestada pelo certificado ISO 9001. 

Confira aqui os empreendimentos da Menin! 

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também