Search
Close this search box.
jardim

Os benefícios do paisagismo na residência

Você já visitou uma casa com jardins maravilhosos e com plantas em espaços bem distribuídos? Essa técnica é conhecida como paisagismo e está em alta. 

Além de trazer beleza, o paisagismo impacta na funcionalidade dos ambientes. A presença de áreas verdes no interior de uma residência se tornou um ponto de fuga para quem vive rodeado pela cor cinza do asfalto e da fumaça de poluição, presente principalmente nas grandes cidades. 

Essa tendência cresceu durante o período de isolamento social na pandemia e continua ganhando adeptos até os dias atuais. Conheça agora algumas das principais tendências do paisagismo. 

O que é paisagismo? 

A arquitetura paisagista consiste em compor espaços livres com diferentes espécies de plantas, proporcionando ou recuperando a beleza dos lares e melhorando a qualidade de vida de quem vive no local. 

Muitas vezes, o paisagismo é apontado como uma simples técnica de inserir plantas aos locais, porém é uma prática que vem sendo alvo de muitos estudantes das áreas de ciências agrárias e arquitetura e urbanismo. 

Além disso, o paisagista deve ter conhecimentos em diferentes áreas, como botânica e meio ambiente, por exemplo. 

É importante saber a diferença entre paisagismo residencial e jardinagem. O primeiro tem como objetivo planejar e elaborar projetos verdes. Neste sentido, o profissional responsável tem a missão de levar em conta todos os detalhes do imóvel, assim como as expectativas dos moradores. 

Já o profissional de jardinagem é o responsável por dar vida ao que está previsto no projeto de paisagismo, incluindo cultivo de flores, arbustos , adubação, poda de diferentes tipos de grama, entre outras atividades. 

Para um jardim ser considerado esteticamente belo, ele precisa de: plantas selecionadas de acordo com o ambiente, inserção de outros elementos estéticos, vasos, boa iluminação e, o mais importante, água. 

Vantagens do paisagismo 

O paisagismo traz diversos benefícios. Um dos principais é a melhora do clima do ambiente. Por meio da fotossíntese, as plantas têm a capacidade de renovar o ar, absorvendo o CO2 e liberando o oxigênio. Com isso, a simples presença das plantas aumenta consideravelmente a qualidade do ar. 

Confira outras vantagens do paisagismo: 

Isolamento acústico e térmico

A presença das plantas reduz os efeitos das ilhas de calor na área interna da residência, além de minimizar ruídos externos.

Esse fator tem impacto direto na vida dos moradores, já que podem economizar os gastos com eletricidade, não havendo necessidade de ligar ar-condicionado e reduzindo o estresse causado por barulho fora do imóvel. 

Saúde mental e produtividade 

Uma pesquisa realizada na Universidade de Queensland na Austrália revelou que a presença de plantas em um escritório pode aumentar a produtividade da equipe em até 15%.

Também foi revelado que funcionários neste tipo de ambiente são 12% menos estressados que colaboradores que trabalham em escritórios sem preocupação paisagística. 

Para quem atua no modelo home-office, ter plantas dentro de casa pode contribuir para o desempenho e produtividade. 

Tendências de paisagismo 

Todo ano surgem novas tendências que inspiram os paisagistas a criarem novos tipos de espaços harmoniosos. Para o ano de 2024, o mundo do paisagismo traz diversas novas possibilidades. 

Uso de plantas nativas 

O paisagismo com espécies locais está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, tanto pela beleza quanto pela funcionalidade. Essas composições se assemelham às que ocorrem na natureza. Por isso, é importante pesquisar as espécies nativas de cada região para garantir que elas se adaptem ao clima e ao solo específico. 

Jardins verticais 

Muitas vezes, os moradores precisam de soluções inteligentes para otimizar o espaço dentro de uma residência. Uma alternativa para isso é transformar as paredes e coberturas em áreas em jardins suspensos. 

Com o avanço da tecnologia e sistemas de irrigação mais eficientes, essas soluções se tornaram ainda mais acessíveis e fáceis de manter. 

Paisagismo sensorial 

Esse tipo de paisagismo tem como objetivo criar experiências sensoriais que despertam emoções positivas ou memórias afetivas nas pessoas por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. 

Isso envolve uma seleção cuidadosa de plantas com aromas agradáveis, texturas interessantes e cores vibrantes, gerando estímulos nas pessoas que habitam aquele espaço. 

Sobre a Menin 

Quer colocar em prática algum conceito de paisagismo? Adquira uma residência da Menin

Com experiência no mercado da construção civil desde 1986 e mais de 60.000 unidades entregues, a Menin atua com edifícios e condomínios residenciais e loteamentos. 

Dedicada à construção de obras civis e execução de projetos especializados, a Menin tem a qualidade dos seus empreendimentos atestados pelo certificado ISO 9001. Conheça os nossos empreendimentos aqui.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também