Search
Close this search box.
Tecnologias sustentáveis ajudam reduzir custos

5 tecnologias sustentáveis que ajudam reduzir os custos domésticos

Economizar e ainda assim manter o conforto. Com inovações tecnológicas sustentáveis é possível diminuir as contas no fim do mês e evitar o desperdício. O uso de energia solar ou captação de água da chuva são exemplos do que pode ser feito.

Quando se fala em tecnologias sustentáveis, fala-se em técnicas para otimizar a eficiência operacional de um ambiente de modo a minimizar o impacto socioambiental. Com ajuda da tecnologia, você continua utilizando um recurso, mas apenas o necessário, com o mínimo de desperdício.

Abaixo você verá uma lista com ações que podem ser adotadas na sua casa ou condomínio para ajudar nessa economia.

Inovações tecnológicas sustentáveis

Muitas são as possibilidades para ter um lar mais ecologicamente sustentável. Alguns exemplos: uso de energia solar, aquecimento solar de água, captação da água da chuva para utilização em jardinagem, uso de lâmpadas de LED, entre outras.

Energia solar

Ao olhar com mais atenção para a conta de luz, além da energia propriamente consumida, taxas, tributos, entre outras despesas contribuem para o aumento do valor final.

Fazer uso da energia solar pode ajudar a diminuir (praticamente zerar) a atual conta de luz.

As placas solares captam a luz do sol e transformam em energia elétrica, que pode ser utilizada ou armazenada em baterias. O excedente (caso aconteça) é enviado para a rede de distribuição pública e retorna em forma de créditos para a unidade geradora, podendo ser utilizado em dias com baixa radiação solar.

Utilize lâmpadas de LED

Não basta apenas gerar a energia elétrica com placas solares. Saber utilizá-la de maneira inteligente ajuda a reduzir o consumo e tornar todo o sistema elétrico mais eficiente.

Utilizar lâmpadas de LED contribui para economizar até 80% do que é gasto com iluminação convencional (incandescente) em uma residência ou áreas públicas, tornado-as mais sustentáveis.

Instalar sensores de presença para controlar o acendimento automático das lâmpadas em áreas como garagens e halls é uma forma de economizar.

Água quente nas torneiras

Outro item indispensável em qualquer ambiente é a água que é utilizada para cozinhar, beber, limpar ou regar as plantas, por exemplo.

Instalar um sistema que utiliza a luz do sol para aquecer a água ajuda, e muito, a economizar energia elétrica ou gás para fazer o aquecimento dela.

Após aquecer a água, o sistema a deixa  armazenada em um depósito isolado termicamente, o que garante água quente para toda a residência, como banheiro e cozinha, por exemplo.

Aproveitando a água da chuva

Em determinadas épocas do ano ela é mais constante. A chuva despeja milhões de litros de água durante um ano sobre as cidades. Boa parte dessa água é desperdiçada, indo diretamente para as galerias pluviais e seguindo por rios até o oceano.

Ao implantar um sistema que capta e armazena essa água, uma residência ou condomínio, por exemplo, podem aproveitá-la para utilizar em descargas, lavagem de quintais e áreas comuns, lavagem de veículos ou rega de jardins. 

Optar por um sistema automatizado de irrigação de jardim é uma excelente opção para evitar desperdícios.

Mas lembre-se de que ela não é potável e por isso o consumo por humanos ou animais deve ser evitado.

Equipamentos modernos evitam desperdício

Para economizar energia elétrica, além de uma boa instalação no imóvel, utilizar equipamentos mais novos ajuda a diminuir o consumo.

Fazer a limpeza e manutenção de ares-condicionados e utilizá-los conforme orientação do fabricante (normalmente com temperatura em 23 graus) contribui para um consumo menor de energia, uma vez que estando limpo, a máquina não fica sobrecarregada. 

Adotar um sistema inteligente também nas torneiras, com arejador e redutores de pressão, se possível e bacias sanitárias dual flux (com opções de descarga com 3 e 6 litros) diminui o consumo de água. 

Informação extra: ter um imóvel com isolamento térmico contribui para minimizar as perdas de calor no inverno e o aumento da temperatura interna no ambiente no verão, economizando assim, energia elétrica.

Invista com a Menin!

Com experiência no mercado da construção civil desde 1986, a Menin já construiu mais de 2.500.000 m² e entregou 60 mil unidades.

A Menin adota uma postura rigorosa desde o lançamento até a entrega de suas obras. Essa é uma das razões que coloca a empresa entre as mais confiáveis do mercado.

Com um portfólio que atende aos mais diversos interesses, a Menin tem o certificado ISO 9001 que atesta a qualidade de todos os projetos executados.

 Clique aqui  e escolha o seu próximo investimento.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também