Search
Close this search box.
Automação residencial

Como a tecnologia pode ser um diferencial nas residências

Nos últimos anos, as soluções ligadas à tecnologia têm transformado casas comuns em lares inteligentes. São inovações que atendem às mais diversas necessidades, elevando o conforto. 

Essa evolução das tecnologias residenciais foi bem recebida pelo mercado imobiliário e reflete os novos hábitos abraçados pelas pessoas, que buscam ainda mais comodidade dentro do lar após a pandemia. 

Hoje, essas automações estão presentes em praticamente todos os cômodos, tornando mais proveitosa a experiência em cada ambiente. 

O que é automação residencial?

A automação residencial diz respeito a um conjunto de tecnologias com capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos. 

Com sistemas conectados à internet, essa tecnologia oferece diversas facilidades que podem ser controladas por um simples dispositivo móvel, como um celular ou um tablet. 

A automação é a base para muitas funcionalidades. Confira algumas tecnologias em alta que são utilizadas nos imóveis. 

Controle de temperatura 

Os termostatos inteligentes podem ser controlados de forma remota, sendo possível que você ajuste a climatização da casa quando estiver no caminho, por exemplo. No verão, esse é um recurso interessante, já que não será necessário ficar esperando o ambiente atingir a temperatura ideal. 

Iluminação inteligente 

A automação residencial permite gerenciar todas as luzes da casa a partir de um único lugar, utilizando apenas o celular. Com essa ferramenta, é possível programar horários específicos para ligar e desligar a luz. Em alguns casos, é possível também ajustar a intensidade da luz. 

Outro ponto positivo é o recurso de monitoramento de energia que alguns sistemas oferecem, permitindo que os usuários vejam o consumo de energia e tomem decisões assertivas para economizar. 

Ainda sobre a iluminação, há também a possibilidade de se instalar um sensor de presença nos cômodos. Assim, as luzes só ficam acesas enquanto houver uma pessoa naquele cômodo, garantindo mais economia. 

Segurança 

A segurança é uma prioridade inegociável em residências modernas e a automação residencial eleva esse padrão.

As clássicas câmeras Wi-Fi permitem o monitoramento de ambientes internos e externos. Outros dispositivos contam com sensores de calor e movimento que captam imagens mesmo no escuro e enviam notificações para o celular em casos de movimentações suspeitas.  

Também é possível usar fechaduras inteligentes, com base em biometria e reconhecimento facial. 

Eletrodomésticos inteligentes 

Para quem é adepto do estilo de vida conectado, há a opção de implantar eletrodomésticos inteligentes. 

Já pensou em fazer a limpeza da casa com um robô aspirador? Ou que tal receber um aviso da geladeira sobre um item que precisa ser reposto. Esses são alguns exemplos que podem fazer a diferença no dia a dia. 

Tecnologia de Inteligência Artificial 

A inteligência artificial (IA) também é uma das tendências nas casas inteligentes. Um dos principais motivos é a rápida evolução dessa tecnologia por meio do Machine Learning. 

Uma das ferramentas mais populares são os assistentes de voz. Esses dispositivos fazem sucesso por tornar a rotina em casa muito mais eficiente. Eles podem realizar tarefas simples, como elaborar uma lista de compras, ou atividades mais complexas, como rotinas de automação. 

Os assistentes são ainda utilizados para serem responsáveis pelo controle de funções automatizadas,por exemplo, ligar o ar-condicionado e fechar as cortinas todos os dias às 18h.

Tecnologia no entretenimento 

A tecnologia também redefiniu o conceito de entretenimento dentro de casa. Elementos tecnológicos podem transformar a sala de estar em um cinema particular.

Um dos mais utilizados são os sistemas de som surround de alta qualidade, que criam uma atmosfera sonora imersiva. 

Outros elementos interessantes são as telas de projeção retrátil. Com o fácil acesso que os streamings possibilitam a filmes e séries, cada sessão de entretenimento se torna uma experiência única. 

Confira aqui algumas tecnologias que ajudam a reduzir os custos domésticos. 

Conheça os empreendimentos da Menin

Procurando conforto e tecnologia em um imóvel? Então conheça os empreendimentos da Menin! 

Desde 1986, a Menin se destaca no mercado de construção civil, registrando mais de 3.000.000 m² construídos e 80 mil unidades entregues.

Com atuação em mais de 50 cidades, a qualidade dos empreendimentos da Menin é marcada pela dedicação, excelência e inovação, reconhecidas pelo certificado ISO 9001. 

Acesse aqui e encontre o empreendimento ideal para você! 

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também