Search
Close this search box.
menin mond

Como iluminar áreas externas, verdes e de lazer para valorizar os ambientes do seu imóvel?

Você é daquelas pessoas que está sempre considerando alternativas para melhorias no seu imóvel? Se sim, você já pensou em como deixar suas áreas externas, verdes ou de lazer mais iluminadas e, consequentemente, valorizadas?

Seja na sua varanda, nos seus jardins, na sua piscina, na sua churrasqueira ou nos espaços de lazer em geral, uma boa iluminação faz a diferença

Com esse detalhe, é possível transformar qualquer ambiente em um espaço mais agradável. Afinal, a iluminação aumenta a segurança, destaca características paisagísticas, além de criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Pensando nisso, a Menin preparou um texto completo com dicas para quem quer iluminar áreas externas, verdes e de lazer de modo satisfatório

Por que apostar na iluminação de áreas externas e verdes?

A iluminação externa pode fazer a diferença em um imóvel, potencializando a valorização estética. Mas, além disso, também garante funcionalidade e segurança de um espaço. 

Um bom projeto permite realçar a beleza arquitetônica e paisagística do ambiente. Entre suas grandes funções, destacam-se:

lazer

Mais tempo de uso nos espaços

Iluminar áreas de lazer externas, como varandas, pátios e jardins, estende a utilidade desses espaços para além das horas diurnas. Isso permite que as atividades ao ar livre continuem durante a noite, proporcionando maior flexibilidade no uso do ambiente.

Destaque de elementos específicos

A iluminação externa possibilita destacar elementos específicos, como esculturas, fontes, paisagens e arquitetura. Isso cria pontos de interesse visual e adiciona personalidade ao ambiente.

Quais são os tipos de lâmpadas indicados?

A escolha das lâmpadas depende de vários fatores, incluindo o objetivo, a estética desejada e a eficiência energética. 

Lâmpadas de LED

Altamente eficientes, duráveis, versáteis em termos de temperatura de cor, as lâmpadas de LED consomem menos energia, e estão disponíveis em diversos designs.

Elas são ideais para iluminação geral, destacar elementos paisagísticos, dar vida aos caminhos e passagens, e promover mais luminosidade nas áreas de lazer.

drummond

Lâmpadas pendentes

As lâmpadas pendentes são um tipo de luminária suspensa que é fixada ao teto e geralmente possui um cabo, corrente ou haste longa que se estende até o ponto de iluminação

Elas são ótimas para adicionar um toque de elegância, criar pontos focais visuais e direcionar a luz de forma específica.

Lâmpadas externas fluorescentes

Esses modelos são projetados especificamente para uso em ambientes externos, como: jardins, pátios, garagens, entradas e áreas de passagem

Elas são desenvolvidas para resistir às condições adversas do ambiente externo, como variações de temperatura, umidade e exposição a intempéries.

Iluminação externa com sensores

A iluminação externa com sensores refere-se a um sistema que incorpora sensores para detectar movimento, luz ambiente ou outras condições específicas, acionando automaticamente as luzes quando necessário.

Este modelo permite maior economia de energia elétrica, uma vez que só funciona ao detectar a presença de indivíduos nos espaços em que foram instalados.

Iluminação externa com lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes são aquelas tradicionais que contam com uma luz mais amarelada

Embora sejam comuns, elas têm alto gasto energético, esquentam muito e durabilidade reduzida. Por isso, as lâmpadas halógenas são excelentes alternativas às incandescentes.

menin mond

Iluminação externa com balizadores

Os balizadores são luminárias geralmente instaladas rentes ao solo ou ao longo de paredes, fornecendo uma iluminação suave e direcional, que visam a delimitar espaços.

Esses dispositivos são populares para criar efeitos decorativos, além de melhorar a visibilidade em caminhos e áreas de passagem. 

Como fazer a iluminação das áreas externas?

É interessante desenhar um projeto que defina os objetivos de iluminação das áreas externas para que essa estratégia não vire uma bagunça. Além das luzes, também é importante considerar alguns pontos, como a posição dos objetos. 

Abaixo, a Menin traz dicas para seu imóvel ganhar uma iluminação excelente. Confira:

Valorizando as áreas verdes

Segundo a Yamamura, as luminárias embutidas com alta intensidade luminosa podem ser uma boa alternativa para realçar árvores e palmeiras

Mas os projetores têm a capacidade de destacar a exuberância das vegetações, e podem ser excelentes opções para áreas verdes.

Se você prefere uma atmosfera intimista ao ambiente, os cordões de luz podem ser mais indicados. 

Outra opção são as arandelas e fitas de LED, que proporcionam efeitos singulares, explorando a luz como um elemento complementar ao design arquitetônico. Por fim, os postes também são sugeridos para áreas amplas com gramado.

Dando destaque aos caminhos

Tem uma passagem no ambiente? Os balizadores e os embutidos de solo são usados para iluminar caminhos e, consequentemente, contribuir com a segurança. 

Além disso, eles dão unicidade a essa passagem, contribuindo com elegância naquele espaço do ambiente, de acordo com a Yamamura. 

Qual índice de proteção escolher?

Para espaços ao ar livre, que enfrentam desafios devido às condições climáticas, é aconselhável investir em dispositivos com classificação de proteção igual ou superior a IP65

Essa especificação garante uma resistência mais robusta contra chuva, luz solar e outros elementos adversos, sugere a Yamamura. 

Por isso, quando um produto ostenta a classificação IP65, significa que é à prova de poeira e suporta respingos d’água; o IP66 indica resistência contra jatos d’água; e o IP67 pode resistir à poeira e a uma imersão temporária na água.

E qual é a melhor temperatura de cor?

Para as áreas verdes, uma escolha certeira é optar pela temperatura de cor branca quente, que varia de 2700K a 3000K

Esse tom mais amarelado proporciona uma atmosfera mais acolhedora e aconchegante. Outra alternativa viável é o branco neutro, com temperatura de até 4000K, oferecendo uma iluminação próxima à luz natural. 

No entanto, é aconselhável manter uma distância adequada entre as plantas e os dispositivos de iluminação, aponta a Yamamura.

Luminotécnica e paisagismo

Segundo a Yamamura, integrar a luminotécnica com o paisagismo nas áreas externas é indicado para aprimorar os diversos espaços externos. 

uma série de técnicas de iluminação destinadas às áreas verdes que funcionam para realçar a beleza do ambiente, posicionando a luz em diferentes direções para criar efeitos distintos

No paisagismo, a iluminação não necessita incidir sobre a vegetação por completo, mas sim destacar as partes que merecem mais atenção.

Sobre as técnicas de iluminação

Pode-se, também, apostar em técnicas de iluminação. Por exemplo, a Uplighting envolve a luz vinda de baixo para cima, distribuindo pontos de luz no nível do solo, como: embutidos, espetos e refletores, direcionados para as copas das árvores. 

no Downlighting, a luz vai de cima para baixo, proporcionando um efeito mais natural com postes e refletores instalados acima da vegetação

Outra solução é o Backlighting, que visa a valorizar a silhueta de vegetações altas, e a luminária é aplicada por trás da planta

Como iluminar piscinas?

No contexto da iluminação de piscinas, é válido garantir um índice de proteção acima de IP65 para essas áreas, e acima de IP68 para dentro da piscina, assegurando maior segurança frente às intempéries e contato direto com a água.

Nestas áreas de piscinas, é importante seguir as recomendações técnicas quanto a tensões, índices de proteção e a aplicação correta do produto, evitando locais de passagem no caso de peças de sobrepor.

Em relação à temperatura de cor, a iluminação branca quente (2700K a 3000K) é ideal para áreas de piscina. Além disso, é essencial utilizar artigos de iluminação de baixa tensão num raio de até 2,5m do perímetro da piscina para prevenir choques e acidentes.

area externa pscinas

Tenha seu imóvel novo com a Menin!

Sonha com seu imóvel próprio? Confira o portfólio completo da Menin e invista em uma residência com um padrão de construção da mais alta qualidade.

Com experiência no mercado da Construção Civil desde 1986 e mais de 2.500.000 m² construídos e 60.000 unidades, a Menin entende a importância de entregar projetos que atendam às expectativas dos brasileiros!
Acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também