Search
Close this search box.
home office

5 dicas para construir seu home office ideal

Trabalhar de casa já é uma realidade para milhares de pessoas. E ter um espaço adequado para isso é fundamental para desempenhar um bom trabalho. São os chamados home office, que na tradução livre significa “escritório em casa”.

Há quem diga que o espaço de casa é limitado para criar um home office adequado, mas com planejamento e criatividade é possível criar um ambiente aconchegante, prático e útil.

De acordo com a arquiteta Júlia Guadix, o espaço destinado ao trabalho é indispensável, entretanto existem aspectos fundamentais para que ofereça conforto e praticidade. “O home office é essencial e passou de uma condição improvisada para um cômodo fixo da casa, tal qual dormitório, banheiro e cozinha”, comenta.

Confira algumas ideias da profissional para otimizar espaços e garantir um home office que atenda à sua demanda.

Tipos de home office para se inspirar

Home office na cabeceira de cama

Em casas ou apartamentos sem um cômodo específico para o home office, os ambientes podem ser redirecionados para uma proposta multifuncional. 

É o caso do dormitório, que por ser um cômodo com mais privacidade, facilita o foco no trabalho ou estudo. Combina com a ideia de receber um cantinho para trabalhar. 

Partindo desse conceito, Júlia projetou um escritório nada convencional, porém pensado estrategicamente para que fosse prático, compacto e sem ser visto nos momentos de descanso. 

Inserido atrás da cabeceira da cama, o home office não invade os demais cômodos. A divisória vazada, executada em chapa de aço perfurada, bem como porta de correr tornam o quarto mais privativo na hora de dormir. 

“Não bastava achar apenas o lugar ideal, também precisávamos atender às necessidades do morador. Investimos em uma marcenaria com gaveteiros, armários e prateleiras que são úteis para manter o ambiente de trabalho organizado, ajudando para uma melhor concentração e desempenho”, ressalta a arquiteta.

home office

Cloffice

Cloffice é a mistura de duas palavras: closet (armário) + office (escritório). Querendo um segundo escritório, a moradora de um apartamento não encontrava um lugar para encaixá-lo nos ambientes. 

Júlia conseguiu arrumar um espacinho no quarto da cliente para que ela pudesse fazer suas atividades. Dentro do armário, ela tem um cloffice para chamar de seu. 

“Nada mais é do que um home office dentro do armário: ‘closet + office’. Ali, incluímos mesa, computador e armário com gavetas de uma forma compacta e funcional”, explica a arquiteta.

Mesmo no quarto, o cloffice não interfere no descanso do casal de moradores, uma vez que basta fechar a porta camarão para que ele fique invisível. 

Home office e marcenaria planejada

A marcenaria planejada foi fundamental para trazer o home office ao quarto de casal. Com pouco espaço no cômodo, ocupa muito bem a parede do lado da cama. A bancada, peça fundamental em qualquer projeto de home office, fica numa altura de 75 cm – o ideal para esses casos. Para finalizar e adicionar uma decoração bacana para a área de trabalho, Júlia instalou duas prateleiras. A arquiteta ainda pensou em uma iluminação eficiente. 

“Como não temos forro e só há ponto de luz no centro do quarto, aproveitamos a prateleira para embutir uma fita led, que garante uma iluminação perfeita para o trabalho”, lembra. 

Como está em um ambiente de descanso, ela teve o cuidado para projetar um home office pequeno e clean, sem interferir no relaxamento do casal. 

home office

Home office reservado

Assim como seus clientes, Júlia também possui um espaço para o home office. Mas ao invés de um cantinho na sala ou no quarto, a arquiteta elaborou uma salinha destinada para o trabalho. 

Com 1,75 x 3,15m, foi possível encaixá-lo na área social do apartamento de 72 m², onde a parede de drywall fez a separação com a sala de estar. A outra parede conta com bricks cerâmicos. 

Mesmo compacto, a arquiteta não abriu mão do conforto e praticidade no seu local de trabalho, onde além da bancada instalada na altura correta, a profissional incluiu uma poltrona para descansar, caixas para organizar amostras e outros itens, plantinhas e um lugar para papéis. 

“Projetei este home office do jeitinho que eu queria. Ficou um ambiente agradável, com luz natural, móveis confortáveis e tudo ao meu alcance”, comenta.  

Home office simples e eficiente 

Simples e compacto, o home office desse apartamento conseguiu suprir todas as necessidades do casal de moradores. 

Em um espacinho da área social, a profissional instalou uma bancada em MDF madeirado que acompanha toda a extensão da parede da janela. 

Um pouco acima, a prateleira mais estreita acolheu os bonecos Funko Pop que compõem a decoração. Para auxiliar na organização, um gaveteiro armazena os itens de escritório. 

Outro detalhe importante é a persiana romana que controla a entrada de luz, permitindo um maior conforto visual durante o trabalho. 

“O home office foi dividido igualmente em dois para que o casal pudesse trabalhar lado a lado. A bancada de madeira apoia não só os notebooks, como também os Funko Pops colecionáveis dos moradores que serviram como itens decorativos”, finaliza a arquiteta.

home office

Menin: sua nova moradia

Você já viu como é possível montar um home office e trabalhar no conforto do lar. Que tal escolher seu novo imóvel?

A Menin tem experiência no mercado da construção civil desde 1986, com mais de 2.500.000 m² construídos e 60.000 unidades entregues.

A empresa adota uma postura rigorosa desde o lançamento até a entrega de suas obras, sendo essa uma das razões que coloca a empresa entre as mais confiáveis do mercado.
Clique aqui e escolha seu próximo investimento.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também