Search
Close this search box.
arquitetura

Os principais estilos de arquitetura de interiores

O projeto de um imóvel é composto por diversas etapas. Uma das mais importantes é o estilo de arquitetura de interiores. Afinal, quem não se encanta por um cômodo esteticamente bem-feito, não é mesmo?

O principal desafio do arquiteto é encontrar um estilo que agrade ao cliente e favoreça o espaço. Nesse processo, é comum que adaptações sejam feitas no projeto.

Que tal conhecer alguns dos principais estilos de arquitetura de interiores? Confira.

Clássico

Esse estilo teve origem na arquitetura greco-romana e nunca mais saiu de moda. O estilo é caracterizado pelas linhas elegantes, ornamento rebuscados e simetria harmoniosa entre a mobília e materiais nobres. As colunas e arcos também são comuns.

No caso dos móveis, madeira nobre em tons escuros são predominantes e o mármore branco é o mais utilizado em pisos e bancadas.

A paleta de cores é ampla, com cores como: bege, rosa-claro e outros tons suaves. Ferrugem, dourado e prateado também aparecem em molduras e luminárias.

Por ser um estilo que demonstra imponência, ele é mais recomendado em espaços grandes. Uma alternativa para se adequar a apartamentos de menor porte é mesclar o clássico com outros estilos.

Rústico

A decoração rústica é inspirada em casas de campo. Por isso, madeiras com aspecto antigo são o principal elemento nos móveis e no piso. Já as paredes são pintadas ou revestidas em pedras e tijolos cerâmicos.

A paleta de cores é composta por tons claros e terrosos, mesclado com elementos decorativos como: espelhos emoldurados, cestos, almofadas, etc.

O principal objetivo deste estilo é transmitir aconchego e naturalidade, trazendo uma organização mais informal com utensílios expostos em móveis abertos.

arquitetura

Provençal

O Provençal é considerado uma mistura entre o estilo clássico e o rústico. Esse modelo surgiu na França, em uma tentativa das classes menos favorecidas de replicar a arquitetura da realeza.

O mobiliário é feito com uma madeira mais rústica. A decoração apresenta tanto objetos pessoais quanto objetos simples do campo. As cores predominantes são azul, rosa, verde e bege.

Romântico

Esse estilo é uma variação mais intimista do clássico, sendo mais comum em quartos e áreas privadas. A decoração traz bancos, poltronas acolchoadas e utiliza flores e itens pessoais, como livros, para compor o ambiente.  As cores são neutras, com paletas em tons de rosa e estampas florais.

Assim como o clássico, o romântico se torna mais visível quando é combinado com outros estilos.

menin mond

Minimalista

Ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos, o estilo minimalista ultrapassa os limites da arquitetura de interiores e cativa pessoas por ser uma filosofia de vida menos consumista.

O minimalismo é caracterizado pelo visual clean, com cores leves e poucos móveis, priorizando apenas o essencial. Assim, os cômodos ficam mais espaçosos. A regra nesse estilo é o famoso “menos é mais”.

A madeira, o alumínio e o inox são alguns dos materiais utilizados. As cores claras são predominantes e favorecem a iluminação natural, dando uma sensação de amplitude.

High tech

Trata-se de um estilo que faz uso da tecnologia para trazer conforto para o morador. A robótica, a automação e o reaproveitamento energético são algumas das principais características.

Mais que um estilo arquitetônico, o high tech exige um espaço planejado para integrar toda a tecnologia.

O high tech faz uso da iluminação LED na cor branca. Os móveis e revestimentos também têm a cor branca, contrastando com algumas cores vibrantes pontuais. A decoração é mínima e os elementos costumam ficar “escondidos” até serem acionados.

arquitetura

Contemporâneo

O estilo contemporâneo pode ser facilmente visto no dia a dia, pois está presente em vários ambientes internos atualmente. Ele segue alguns princípios do minimalismo, dispensando os excessos.

Os tons são neutros, porém alguns pontos apresentam cores vibrantes. As formas geométricas e elementos neutros prevalecem no mobiliário. As peças, no geral, são baixas ou rentes ao chão.

A iluminação desempenha um papel importante, por valorizar a funcionalidade do espaço. O forro de gesso com luminárias é a solução mais adotada em projetos.

Conheça a Menin

Procurando por imóveis funcionais e com uma boa estética? Venha conhecer os empreendimentos da Menin.

São mais de 35 anos de experiência no mercado de construção, com a qualidade dos projetos sendo reconhecida pelo certificado ISO 9001.Responsável pelos principais projetos executados e entregues em Marília e outras regiões do Estado de São Paulo e no estado do Paraná, a Menin adota uma postura rigorosa desde o lançamento até a entrega de suas obras, colocando a empresa entre as mais confiáveis do mercado.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também