Search
Close this search box.
Como deixar sua cozinha mais colorida?

Como deixar sua cozinha mais colorida?

“A vida tem a cor que você pinta”.

Você, provavelmente, já leu ou ouviu essa frase em algum lugar. Em tom poético, o ditado transmite um conhecimento que a psicologia já sabe há vários anos: as cores têm o poder de transmitir sensações.

Existem diversos estudos sobre os efeitos das cores, mas o pioneiro foi o do alemão Johann Wolfgang von Goethe, criador da Teoria das Cores. De acordo com sua pesquisa, a percepção de tons pode ser diferente para cada pessoa, porém a sensação provocada é a mesma.

Por exemplo, o vermelho e o laranja provocam excitação e dinamismo, enquanto o azul e o roxo trazem tranquilidade. Inconscientemente, as cores acabam tendo grande influência no estilo pessoal, pois são uma maneira de expressar como você se sente.

Dentro do projeto de um imóvel, a escolha das cores para cada cômodo tem um papel fundamental para proporcionar a melhor experiência aos residentes.

Um dos ambientes em que se passa mais tempo é a cozinha. Por conta disso, escolher a paleta de cores é importante, pois ela tem a capacidade de afetar o nosso humor e até mesmo o apetite.

Como escolher uma cor para a cozinha?

A escolha pelas cores de uma cozinha pode levar em conta aspectos sazonais ou apenas o seu gosto pessoal. Além disso, você deve considerar se  prefere um ambiente mais tranquilo ou mais vibrante.

Cores quentes como: vermelho, amarelo e laranja são estimulantes, tanto do sistema nervoso quanto da fome, enquanto cores frias como: verde, azul e roxo transmitem tranquilidade e deixam o local mais acolhedor.

O branco costuma ser a cor mais comum em cozinhas, por ser neutra e dar sensação de amplitude ao cômodo. Outras cores que ajudam o ambiente a parecer maior são o bege e o palha.

Por outro lado, cores escuras transmitem a sensação de ambiente menor. Elas podem ser utilizadas para alterar o formato da cozinha. Por exemplo, deixar as paredes menores escuras passa a impressão de um ambiente menos retangular.

Uma opção é pintar uma parede com uma cor mais vibrante e revestir com azulejos coloridos as áreas molhadas.

cozinha colorida

Qual sensação cada cor transmite?

Como vimos, cada cor transmite uma sensação diferente. Portanto, é essencial levar em conta o seu objetivo com aquele ambiente antes de tomar uma decisão. Confira quais são as associações mais comuns de cada cor.

Branco: traz sentimentos de calma, conforto e paz.

Preto: cria sensação de profundidade e traz elegância, porém, em excesso, deixa o ambiente pesado.

Cinza: expressa neutralidade e reserva.

Amarelo: simboliza diversão, criatividade e riqueza. Em excesso, pode provocar ansiedade e estresse.

Azul: possui efeito calmante.

Vermelho: provoca agitação e estimula o apetite.

Verde: transmite equilíbrio e harmonia.

Rosa: provoca sensação de pureza e afeto.

Marrom: está relacionada à  segurança, aconchego e rusticidade.

cozinha colorida

Utensílios e acessórios na cozinha

As paredes e os azulejos não são os únicos que deixam uma cozinha colorida. O ambiente pode ganhar vida através de um projeto de mobiliário colorido.

Na maioria dos projetos, os móveis planejados são brancos ou feitos de madeira, mas é possível pensar em itens com gavetas ou portas coloridas. Se as suas paredes já forem coloridas, o cômodo se tornará ainda mais moderno.

Os eletrodomésticos, eletroportáteis e utensílios também fazem parte da decoração. Inclusive, há a vantagem de agradar quem enjoa fácil de um ambiente, já que podem ser substituídos com facilidade.

Para isso, fuja do tradicional branco e preto e aposte em cores que combinem com os móveis e as paredes. As panelas, pratos, copos e talheres também podem ser combinados com o ambiente.

Outra dica é apostar em torneiras coloridas e misturadores de mesa com cores diferentes do ambiente, para trazer diversidade e dar mais personalidade à cozinha.

Conheça a Menin

Se você está procurando um imóvel para colocar em prática o seu projeto pessoal de cores, não deixe de conhecer os empreendimentos da Menin .

Com experiência no mercado de Construção Civil desde 1986 e mais de 60 mil unidades entregues, a Menin é reconhecida com o certificado ISO 9001, que atesta a eficiência da gestão da empresa.

O corpo técnico da Menin é constituído por engenheiros capacitados que dividem a responsabilidade pelos diversos empreendimentos e construções realizados pela empresa.

Venha conferir!

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também