Search
Close this search box.
divisórias

Aprenda como fazer divisórias personalizadas

Uma das principais tendências dos imóveis são os ambientes integrados, ou seja, com planos abertos e sem paredes separando cômodo por cômodo. No entanto, é comum que muitas pessoas busquem por maneiras de criar divisórias sem a necessidade de erguer uma parede. 

Ao colocar uma divisória dentro de um ambiente integrado, você ganha um novo espaço dentro daquele cômodo. É possível ter um cantinho de leitura dentro da sala de estar ou um lugar para trabalho home office dentro do quarto. 

Isso não se aplica somente a espaços residenciais. Em muitos imóveis empresariais, as divisórias têm a função de dividir setores ou mesmo ter um lugar somente para reuniões. 

As divisórias são uma solução mais barata do que a realização de uma obra. Por isso, preparamos algumas dicas para quem busca inspiração para separar os ambientes. 

Benefícios das divisórias 

A decisão de dividir os ambientes pode trazer uma série de benefícios tanto para os moradores quanto para o imóvel. Uma das principais vantagens é a organização, já que os cômodos passam a ser delimitados por atividades como trabalho, descanso e lazer. 

As divisórias também afetam a estética, tornando o imóvel visualmente maior e arejado. Essa divisão ainda evita a sensação de confinamento e traz uma atmosfera mais acolhedora para os residentes.

Essa separação dos cômodos é indispensável para pessoas que buscam mais privacidade e conforto dentro do lar.

cobogó

Ideias para divisórias 

As divisórias podem ser de diversas maneiras e cada uma provoca um impacto diferente no ambiente. Por isso, leve em conta o seu objetivo com aquele determinado cômodo antes de definir como fazer a divisão. 

Considere também a funcionalidade de cada item que for adicionado. Certifique-se de que a peça atenda as necessidades de espaço, privacidade e armazenamento. 

Cobogó 

Criado em Recife em 1920, o cobogó é uma parede com tijolos furadinhos. Apesar de ser uma parede, as perfurações permitem a entrada de luz e ventilação no ambiente e ao mesmo tempo garante privacidade. 

Ele pode ser feito com concreto, cerâmica ou vidro. Além disso, é possível personalizar os desenhos das aberturas em diversos formatos. Em geral, ele é mais utilizado para separar a cozinha da lavanderia ou áreas de lazer. 

Painéis de madeira 

Considerado uma solução fácil e versátil, os painéis de madeira ajudam a transformar o ambiente em um local mais acolhedor. O material ainda se camufla na marcenaria, trazendo elegância e discrição. 

A largura, a inclinação e a distância entre as peças ditam o clima do espaço. É possível fazer uma infinidade de combinações. Assim como o cobogó, os painéis permitem a entrada de luz e ventilação. Geralmente são utilizados nos quartos e escritórios. 

pallets

Pintura 

Isso mesmo, é possível criar divisórias sem necessariamente ter uma barreira física. A pintura das paredes é a maneira mais econômica e eficaz de fazer a divisão de ambientes. 

Para isso, use cores diferenciadas em cada cômodo. Por exemplo, um pode ter tons mais vibrantes, enquanto outro pode ter cores mais suaves. Embora não haja uma separação física, o cérebro irá perceber aquele local como dois ambientes diferentes. 

Móveis e tapetes 

Além de serem extremamente funcionais para armazenar objetos, as estantes e prateleiras abertas podem ser utilizadas como divisórias. Dependendo dos objetos que forem colocados neste móveis, você poderá criar uma decoração ainda mais personalizada. 

As estantes podem separar a sala da cozinha ou o quarto do espaço para home office. Outra opção são os móveis baixos para criar divisões dentro da sala, como um balcão ou um aparador atrás do sofá. 

Para completar, use diferentes estilos de decoração de tapetes ou carpetes como divisória. Eles ajudam a setorizar os espaços e acabam sendo uma opção bem mais sútil. 

Plantas 

Para quem gosta de vegetação dentro do imóvel, saiba que as plantas também podem atuar como divisórias. Você pode, por exemplo, colocar plantas suspensas em uma prateleira para separar a sala da cozinha. 

Outra ideia é colocar um armário baixo para dispor os vasos. Lembre-se também de considerar quais tipos de plantas serão utilizados como decoração, além de garantir que esteja em um local arejado e com acesso à luz. 

decoracao

Pallet

Nossa última dica são os pallets. Muitas vezes eles são descartados no lixo, mas este material é perfeito para criar divisórias em um apartamento. 

Geralmente, os pallets são utilizados para fazer camas, sofás e mesas. Você pode tanto aproveitar o aspecto natural de madeira no ambiente, quanto pintar a superfície com uma cor do seu gosto. Nele, você pode pendurar quadros e pôsters, que vão contribuir para a decoração. 

Conheça os empreendimentos da Menin! 

Procurando pelo o imóvel próprio? Deixa que a Menin te ajuda! 

São mais de 35 de experiência no mercado de construção, com mais de 2,5 milhões de km² construídos e 60 mil unidades entregues. Além disso, a Menin possui o certificado ISO 9001 atestando a qualidade de todos os projetos executados. Não perca tempo e confira agora mesmo os nossos empreendimentos.

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também