Existem muitos recursos que podem ser usados na decoração de um apartamento. Os azulejos coloridos dão um toque charmoso e de personalidade no ambiente, em alta no mercado de decoração, eles têm ganhado cada vez mais espaço.
Para entender tudo o que precisa sobre o assunto, o blog da Menin conversou com o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studios.
Muitas maneiras de serem usados
Desde criar pontos focais, destacar áreas específicas ou revestir completamente paredes e imóveis, existem várias formas de usar os azulejos coloridos em uma decoração. A ideia é que cada lugar seja um espaço único, como explica o arquiteto Bruno Moraes.
“Não apenas os azulejos em si, mas as cores vivas ganharam abertura na arquitetura de interiores, especialmente no período pós-pandemia, quando uma grande maioria refletiu sobre a importância de contar com uma cartela variada de tons, e não apenas os neutros, como no passado”, explica o arquiteto.
É muito comum que os azulejos sejam usados em áreas como o banheiro e a cozinha. Essa opção é feita devido ao fato de serem lugares com grande exposição à umidade e esse tipo de revestimento ser resistente e fácil de ser higienizado. Cada tipo de revestimento necessita de cuidados específicos, que vão desde a instalação, até a manutenção e limpeza.
Apesar de ser mais comum o uso de azulejos nos locais citados acima, Bruno Moraes deixa claro que eles são interessantes para vários outros ambientes, como: áreas de serviço, áreas de convívio e lazer, salas de estar ou de jantar. De acordo com o arquiteto, o importante é se atentar à combinação de cores e prezar por um bom resultado estético e satisfatório.
Como criar ambientes incríveis com azulejos coloridos
Na hora de inserir azulejos coloridos na decoração de uma casa, existem algumas questões que devem ser levadas em conta para se ter sucesso. Uma delas é a paleta de cores. “A escolha de cores acompanha as preferências dos moradores com base no estilo e nas preferências pessoais. Além de transmitir a personalidade, esse cuidado é valioso para que, mais adiante, não se sintam cansados do revestimento”, explica o arquiteto.
Ainda de acordo com Bruno Moraes, do BMA Studios, a escolha dos revestimentos deve ser feita baseada em uma análise que leve em conta os seguintes elementos:
- Tecidos;
- Cortinas;
- Marcenaria.
Observar todos esses elementos, antes de escolher o revestimento, vai garantir a harmonia da decoração e evitar possíveis erros.
Pensando em comprar um apartamento? Conheça a Menin
Com uma experiência de mais de 30 anos no ramo da Construção Civil, a Menin construiu mais de 2.500.000 m² e entregou mais de 60.0000 unidades. Sempre com o objetivo de se dedicar à construção e à execução de projetos especializados.
Se você está interessado em adquirir um imóvel, entre em contato com a gente!