Search
Close this search box.
5 vantagens para quem quer investir em imóveis

5 vantagens para quem quer investir em imóveis

Investir em imóveis é uma decisão estratégica que pode trazer diversos benefícios, incluindo renda passiva, segurança financeira e mais!

Esta pode ser uma escolha inteligente para quem busca construir um futuro financeiro sólido e tranquilo!

Para você conhecer mais sobre as vantagens de investir em imóveis, o blog da Menin preparou um texto completo sobre o tema! Confira!

Por que investir em imóveis?

Investir em imóveis significa aplicar seu dinheiro na compra de um bem físico, como um apartamento, casa, terreno ou sala comercial, com o objetivo de obter retorno financeiro no futuro. 

Esse é um tipo de investimento tradicionalmente valorizado por sua estabilidade e potencial de retorno a longo prazo

E é um setor que está sempre aquecido, com números significativos previstos para 2024. Neste ano, o mercado imobiliário teve bom desempenho no primeiro semestre e segue com expectativas otimistas para os últimos meses de 2024

Há um cenário de valorização contínua, segundo dados do índice Fipe/ZAP, que mostraram que os valores dos imóveis subiram mais de 5% em 2023 em relação ao ano anterior. Além disso, houve um aumento de mais de 16% no valor médio dos aluguéis em 2023

O setor oferece um cenário atrativo para investidores, visto que ele garante rendimento estável, seguro e com valorização frequente.

Entre as principais vantagens desse tipo de investimento estão:

Valorização do patrimônio

Ao longo do tempo, os imóveis tendem a se valorizar, ou seja, o preço de venda ou do aluguel aumenta consideravelmente

Assim, você pode ter um retorno financeiro significativo com o seu investimento, principalmente quando a residência está bem localizada ou próxima a locais que tendem a ser valorizados, como Shoppings ou Atrações Turísticas. 

Por isso, na hora de investir, é interessante escolher um imóvel com boa localização, fácil acesso e alta demanda.

Renda passiva

Quando o investidor opta em colocar a residência para alugar, ele consegue gerar uma renda passiva mensal, o que significa um fluxo de caixa extra

Aqui, novamente entra a importância da boa localização. Isso porque, uma casa bem localizada e em bom estado pode atrair inquilinos estáveis, garantindo uma fonte de renda contínua.

E esse valor extra pode ser utilizado para diversos fins, como: pagar contas, investir em outros ativos ou até mesmo se aposentar com mais tranquilidade.

Proteção contra a inflação

Neste tipo de investimento, você tem maior controle em comparação com outras formas de investir, como ações. E isso é fundamental, especialmente quando o assunto é a inflação

Afinal, caso haja a inflação, o valor do imóvel tende a acompanhar o mercado, não gerando prejuízos ao investidor. 

Diversificação e potencial de expansão

Investir em imóveis é uma ótima maneira de diversificar o seu portfólio de investimentos, reduzindo os riscos e aumentando as suas chances de ter um retorno financeiro positivo.

Além disso, garante novas oportunidades. Por exemplo, o investidor pode começar com a compra de um pequeno apartamento e, com o tempo, adquirir mais propriedades, aumentando seu portfólio imobiliário. Esse crescimento progressivo pode resultar em retornos substanciais a longo prazo.

Segurança e tangibilidade

Os imóveis são considerados investimentos seguros e tangíveis, ou seja, você tem um bem físico em mãos, o que proporciona maior tranquilidade para o investidor.

Novamente, proporciona uma sensação de segurança financeira, visto que este tipo de investimento está protegido contra a volatilidade do mercado.

O que fazer antes de investir em imóveis?

Alguns pontos a serem considerados antes de entrar neste mercado são:

  • Objetivos financeiros: o que você espera alcançar com o seu investimento? Renda passiva? Segurança? Se sim, esta pode ser uma modalidade interessante para você;
  • Seu perfil: tem disposição para assumir e gerenciar riscos? Caso a resposta seja “sim”, apostar nesse mercado é para você; 
  • Seu orçamento: quanto você tem disponível? É importante considerar não apenas o valor da compra, mas também os custos extras e, se for o caso, o financiamento; 
  • Localização: é importante pesquisar o mercado imobiliário da região onde você pretende investir para saber quais são os tipos de imóveis mais valorizados e qual é o valor médio do mercado.

Ficou interessado? Conheça os empreendimentos da Menin!

Com mais de 38 anos de experiência e preocupada em entregar empreendimentos da mais alta qualidade, a Menin se consolida como uma referência no mercado da construção civil.

A Menin apresenta um amplo portfólio, com diversas opções para quem busca investir em imóveis

Quer conhecer mais sobre os nossos empreendimentos? Acesse aqui e comece agora mesmo a investir!

Emprendimentos

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também